O Futuro dos Computadores - Visão Geral

Evolução dos computadores


A história dos computadores e da informática, que remonta a mais de meio século para as primeiras máquinas de computação primitiva, tem até agora sido longa e fascinante. Essas máquinas eram enormes e complicadas, compostas por fileiras de tubos de vácuo e fios, muitas vezes ocupando diversas salas.


Nos últimos 20 anos, tem havido um aumento dramático na velocidade de processamento dos computadores, a capacidade da rede e da velocidade da Internet. Estes avanços abriram caminho para a revolução de campos como a física quântica, a inteligência artificial e a nanotecnologia. Esses avanços terão um profundo efeito na maneira como vivemos e trabalhamos e a realidade virtual a que assistimos em filmes como o Matrix, pode vir a tornar-se algo comum na próxima década.

Os computadores de hoje funcionam utilizando transístores, fios e electricidade. Os computadores do futuro podem usar átomos, fibras e luz. Considere por um momento o que o mundo poderia ser se os computadores do tamanho de moléculas já fossem realidade. Estes são o tipo de computadores que podem estar em todo lugar sem nunca ser vistos. Bio computadores de nanodimensão poderão ter como alvo áreas específicas dentro do seu corpo. Gigantescas redes de computadores na sua roupa, na sua casa ou no seu carro de tal forma embutidas em cada aspecto da sua vida que nem perderá um minuto a pensar nisso.

Quem se tenha debruçado recentemente sobre o mundo dos computadores certamente compreendeu que o tamanho dos computadores foi reduzido drasticamente e, por outro lado, o poder dessas máquinas tem crescido exponencialmente. Na verdade, o custo dos computadores teve uma queda tão grande que muitas famílias agora possuem não só um, mas dois, três ou até mais computadores.

Tendo em conta a forma como o mundo dos computadores e da informática continua a evoluir e a mudar, muitas pessoas, de escritores de ficção científica a vulgares utilizadores, se interrogam acerca do que o que o futuro nos reserva para o computador e as tecnologias a ele associadas. Ao longo dos anos, muita coisa foi imaginada, desde robôs em forma de empregados domésticos até computadores tão pequenos que cabem no bolso. Na verdade, algumas previsões passaram a fazer parte do quotidiano com a introdução dos PDAs e aspiradores de pó robóticos.

Compreender as teorias por detrás das tecnologias informáticas do futuro não é para o comum dos mortais; a minha pesquisa sobre os computadores quânticos tornou-se ainda mais difícil depois ter aprendido que, à luz da interferência constante, é teoricamente possível que a minha sogra possa estar em dois lugares ao mesmo tempo.

A nanotecnologia é outra parte importante do futuro dos computadores e deverá ter um profundo impacto sobre toda a nossa sociedade. A nanotecnologia é o processo pelo qual a matéria é manipulada a nível atómico, fornecendo a capacidade de "construir" objectos a partir das suas peças mais básicas. Como a robótica e a inteligência artificial, a nano tecnologia já está em utilização uso em várias áreas, oferecendo de tudo, desde roupas resistentes a manchas a melhores bronzeadores. Esses avanços na nano tecnologia é provável que continuem no futuro, tornando este um dos aspectos mais poderosos de computação no futuro.

No futuro, o número de pequenos mas poderosos computadores que você encontra todos os dias, será na ordem dos milhares, talvez mesmo milhões. Você não vai vê-los, mas eles estarão à sua volta e a sua interface pessoal com esta poderosa rede de computadores poderá vir de um único dispositivo de computação que é usado sobre ou mesmo dentro do seu corpo.

Os computadores quânticos são também susceptíveis de transformar a experiência de computação, tanto para utilizadores empresariais como domésticos. Estas poderosas máquinas já estão na prancheta de desenho, e poderão vira a ser introduzidas num futuro próximo. O computador quântico é apontado como u grande salto em frente na tecnologia de computação, com implicações interessantes para tudo, desde a pesquisa científica às previsões do mercado de acções.
 

A Lei de Moore



Quem procure informação sobre o futuro dos computadores irá certamente encontrar referências à famosa Lei de Moore. Esta Lei de Moore não é uma fórmula matemática rigorosa, mas sim uma previsão feita pelo co-fundador da Intel, Gordon Moore, em 1965, num trabalho onde ele observou que o número de componentes em circuitos integrados tinha duplicado em cada ano a partir da invenção do circuito integrado em 1958 até 1965, e previu que a tendência iria continuar "por pelo menos dez anos".

Moore previu que a tecnologia de computação aumentaria em valor ao mesmo tempo que se tornaria mais barata descrevendo assim uma tendência de longo prazo na história do hardware de computação. Mais especificamente, previu que a inovação em tecnologia permitiria que o número de transístores que podem ser colocados de forma barata num circuito integrado iria duplicar a cada dois anos. A tendência continuou por mais de meio século e não deverá parar até 2015...

Um transístor num computador é como um pequeno interruptor electrónico. Assim como o interruptor de luz na parede, um transístor tem apenas dois estados: ligado ou desligado. Um computador interpreta esse on / off do estado como um 1 ou um 0. Coloque um monte desses transístores juntos e tem um chip de computador. A unidade de processamento central (CPU) dentro do seu computador provavelmente tem cerca de 500 milhões de transístores.

Diminuir o tamanho dos transístores não implica apenas fabricar chips menores, mas também mais rápidos. Uma das vantagens de aglomerar transístores é que os impulsos electrónicos demoram menos tempo a viajar entre eles e isto aumenta a velocidade geral do chip.

As capacidades de muitos dispositivos electrónicos digitais estão fortemente ligadas à lei de Moore: a velocidade de processamento, capacidade de memória, sensores e até mesmo o número e tamanho dos pixels em câmaras digitais. Todos estes parâmetros têm apresentado taxas de crescimento aproximadamente exponenciais também.

Nem toda a gente concorda que a Lei de Moore foi exacta ao longo dos anos (a previsão mudou desde a sua versão original), ou que se verificará no futuro. Mas será isso realmente importante? O ritmo a que os computadores estão a duplicar a sua inteligência está a ser suficientemente rápido para mim!

Graças à inovação e vontade de Gordon Moore e outros como ele, os computadores vão continuar a ficar mais pequenos, mais rápidos e mais acessíveis.