Fundamentos do Clustering
Clustering é a utilização de vários computadores e ligações redundantes para formar o que parece ser um sistema único e altamente disponível. Um cluster fornece protecção contra a inactividade para aplicações importantes ou serviços que precisam estar sempre disponíveis, distribuindo a carga entre vários computadores para que, no caso de falha num sistema, o serviço esteja disponível noutro.
O conceito básico de um cluster é fácil de entender; um cluster são dois ou mais sistemas trabalhando em conjunto para alcançar um objectivo comum. No Windows existem dois tipos principais de clustering: clusters de expansão/disponibilidade conhecidos como Network Load Balancing clusters (NLB) e clusters estritamente baseados em disponibilidade conhecidos como Failover Clusters. A Microsoft tem também uma variante do Windows chamada Windows Compute Cluster Server.
Quando um computador inesperadamente falha ou é deliberadamente desligado, o clustering garante que os processos e serviços a ser executados, mudam para outra máquina, ou seja, fazem "failover" no cluster. Isto acontece sem interrupção nem necessidade de intervenção imediata do administrador fornecendo uma solução de alta disponibilidade, o que significa que os dados críticos estão sempre disponíveis.